Alto do Felício
Altitude: 1694 metros
Descrição: Uma das formações rochosas mais bonitas da região.
Como chegar à base: Com seu formato piramidal, o Felício se destaca nas proximidades do quilômetro 38, em Alto de Vieira, bem de frente para a famosa curva forte antes do mirante dessa localidade. A “pirâmide de rocha” lembra também uma espécie de castelo, um lugar que parece haver alguém de olho e protegendo todas aquelas maravilhas e as dezenas de famílias que têm o agronegócio como sustento.
Localizada na área do PETP, a montanha tem caminhada leve, de cerca de dois quilômetros, mas acaba se tornando convidativa e desafiadora.
A caminhada é realizada pelo lado direito da montanha e, antes de iniciar a subida em meio à floresta, é preciso pedir autorização. O acesso é feito por dentro de uma das muitas simples e aconchegantes propriedades rurais de Vieira. Muito atenciosos, os proprietários ou caseiros sempre são bastante receptivos, justamente porque, pelo menos até agora, também foram educados aqueles que solicitaram a passagem por ali.
Após um trecho onde a floresta parece querer nos expulsar, a passagem fica mais plana e aberta. O motivo é que, nesse ponto, existe uma antiga linha de força, que provavelmente levava energia de Vieira para propriedades nas proximidades do Barracão dos Mendes – ou vice-versa. Seguindo os antigos fios, a referência para sair do caminho mais aberto é um poste quebrado. A trilha agora segue para a esquerda, por um suave e bonito bosque.
Esquerda novamente e uma pequena crista, cortada por uma cerca de arame farpado. Nesse local já se avista a região e formações rochosas vizinhas de um ângulo privilegiado. Antes de a passagem começar a ficar mais íngreme, novo trecho mais fechado e, onde, assim como na maior parte da subida, o cheirinho de mato gerado pelo nosso contato com a vegetação se torna outro diferencial do Alto do Felício.
No trecho final da trilha, muito capim e samambaias do mato
Fonte: Net Diário Marcello Medeiros
Coordenadas: -22.298486064644955,-42.74219150969098